PT | EN

Assinatura de Mário Soares

A Europa
connosco

A exposição "Mário Soares: A Europa Connosco" é dedicada ao pensamento de Mário Soares sobre a Europa e o projeto europeu e à ação que desempenhou na sua promoção e no processo de integração de Portugal nas Comunidades Europeias.

Visita Guiada

Introdução à exposição

Mário Soares assumia-se um europeísta convicto. Ao longo da sua vida, em ditadura e em democracia, pensou, refletiu, escreveu e debateu acerca da Europa e sobre o papel de Portugal na Europa. Após o 25 de Abril de 1974, no quadro da primeira campanha eleitoral para a Assembleia da República realizada em democracia, inscreveu, no programa do Partido Socialista, a adesão às Comunidades Europeias como objetivo prioritário. O slogan da campanha - “A Europa Connosco” - ficou na história, tal como a grande participação popular nas ruas e nos comícios que se realizaram pelo país. As grandes figuras das democracias europeias vieram a Portugal e, ao lado de Soares, apoiaram esse propósito.

A seguir à vitória nas eleições, enquanto Primeiro-ministro do I governo constitucional, foi Mário Soares quem entregou formalmente o pedido de adesão de Portugal às Comunidades Europeias, em 1977. Oito anos depois, assinou o tratado que consagra a integração do país nas Comunidades, a 12 de junho de 1985. Assumindo a adesão como uma prioridade fundamental para a construção de um Portugal democrático, moderno e desenvolvido, Mário Soares foi uma figura determinante em todo esse complexo e longo processo. A exposição Europa Connosco é dedicada ao pensamento de Mário Soares sobre a Europa e o projeto europeu e à ação que desempenhou na sua promoção e no processo de integração de Portugal nas Comunidades Europeias.

Começar a visita

Como visitar

Dezembro de 2020 a junho de 2021
2ª a 6ª feira | 10h00-17h00

(última entrada às 16h30)

Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Rua de São Bento, 176, 1200-8821 Lisboa
Lotação máxima de 5 visitantes

Entrada gratuita e mediante marcação prévia através de geral@fmsoares.pt